DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Foto de uma xícara de café com espuma de leite, onde se misturam o marrom do café com o branco do leite formando um coração.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Foto de uma xícara de café com espuma de leite, onde se misturam o marrom do café com o branco do leite formando um coração.

Por Ciça Melo

Dentro do jeito de ser do Daniel, uma das coisas que ele faz é perguntar absolutamente sobre tudo. E pensar sobre absolutamente tudo. Assim, quando se deparou pela primeira vez com um casal, onde ele é negro e ela é branca, perguntou logo: “vocês são casados?”.

Com a resposta afirmativa, ficou espantado e comentou:

– Mas vocês não se parecem!

Tive de intervir:

– E, eu por acaso, me pareço com o seu pai?

– Sim – respondeu ele, sem dúvidas.

– É porque eu sou branca e ele é negro — afirmou a moça de forma muito inteligente.

E Daniel balançou a cabeça de forma afirmativa.

Pensei logo que não adianta apenas falarmos sobre uma questão. Precisamos viver de perto, precisamos conhecer para não nos espantarmos. E é isto com inclusão.

Se não tivermos as pessoas com deficiência perto de nós, continuaremos a achar estranho o dia em que encontrarmos uma delas. Se formos acostumados desde sempre, não faremos nunca perguntas como esta que Daniel fez naquele dia.

Mas, como nossa sociedade ainda, na verdade, é homogênea e nossas raças e culturas, bem separadas, a miscigenação, de fato, nos causa estranheza. Assim também ainda é com a deficiência, que vive à margem. Que vive no estranhamento!

Precisamos chegar mais perto, precisamos olhar de forma clara, sem rodeios, sem filtros. Dessa forma, ensinamos às nossas crianças, a nós, a todos, a aceitar a diversidade como algo normal, natural. Feito isso, falar de inclusão já nem teria mais tanto sentido. A próxima lição seria, portanto, outra: conviver.

2 comentários em ““Vocês são casados?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s