evento

Cento e vinte pessoas lotaram a sessão de cinema “Including Samuel”, promovida na semana passada pelo ParaTodos no Instituto Moreira Salles. E outras tantas voltaram para casa sem assistir ao filme, pois já não havia mais lugares disponíveis naquela sala de cinema. Para nossa surpresa, o evento lotou. Havia professores, donos de escola, diretores e coordenadores de ensino, além de pediatras, psicólogos e mediadores. Também havia gente, de pertinho, dali mesmo da Gávea, e até de mais longe, da Baixada. E, sim, havia pais de crianças com alguma questão física, psicológica ou intelectual e pais de crianças simplesmente. Mas todos estavam ali com um único objetivo: ouvir sobre educação verdadeiramente ParaTodos.

Após a exibição do documentário, que já emocionara boa parte da plateia, o debate estava aberto. Mediadas por Ciça Melo, as três debatedoras – a jornalista Luciana Calaza, a psicóloga Maria Luiza Teixeira e Fatima Fontenelle, presidente do EscolasRio – puderam expor suas opiniões e experiências sobre inclusão. E, daí, apareceram perguntas e mais perguntas. Após uma hora de conversa, mais ou menos, as participantes responderam a questões como “a escola pode obrigar que eu tenha mediadora?”, “como fazer quando uma criança não acompanha o aprendizado da turma?”, ou ainda, “o que fazer enquanto as escolas não estão preparadas?”.

Foram tantas as perguntas que inspiraram uma nova ação do ParaTodos. Resolvemos abrir um novo canal de conversa e decidimos criar uma coluna especial: o “ParaTodos Responde“. Todas as quartas-feiras, vamos responder a uma pergunta. Seja de pais, professores, crianças, estudantes etc. Não como psicólogos, não como professores ou pedagogos. Mas como indivíduos que têm como orientação a ética em todas as relações sociais.

Acompanhem conosco e, se tiver perguntas, fique à vontade para nos enviar a sua questão também. Afinal, o nosso blog é para todos!

5 comentários em “Debate inspira nova coluna do ParaTodos

  1. Parabéns a todos e todas vcs q tiverem está iniciativa e q continuem com o mesmo entusiasmo nesta difícil e importante empreitada ! Deixo a sugestão de vcs levaram estes encontros à universidades para quem sabe a turma mais jovem tomar mais consciência destes problemas às vezes tão distantes deles e ao mesmo é uma geração intermediária que tanto tem a contribuir!!! Parabéns, e continuem com esta perseverança e persistência que vocês vão longe!!!! Maria Cecília Martinho da Rocha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s