FOTO_largada
DESCRIÇÃO da IMAGEM: Foto mostra três corredores com deficiência visual e seus guias na pista de corrida. Os três atletas estão ligados a seus guias por uma corda entre as mãos.

Por Carla Codeço
É dada a largada! O ano letivo de 2016 começou com a Lei Brasileira de Inclusão em vigor nos calcanhares das escolas. Agora, em março, estamos em plena velocidade. Não há como voltar. Pernas pra que te quero!

As escolas correm. Não podemos negar, é verdade, que algumas tentaram correr da obrigação. No espírito “esperança é a última que morre” muitas escolas ficaram aguardando o resultado da liminar no supremo que tentava neutralizar, acabar ou adiar com a obrigação das escolas terem que educar a TODOS.

Mas há também aqueles que estão na vanguarda das boas práticas. Muitas escolas correm atrás do passivo e se empenham em fazer um bom trabalho. De verdade! E as notícias se espalham. Promovem cursos de especialização para o corpo docente, contratam mediadores para os alunos que precisam, adaptam o material pedagógico, fazem planejamento individualizado.

Mas, infelizmente, nem tudo são flores. Algumas escolas escolheram fazer um mínimo. Aliás este mínimo que estão fazendo agora, em 2016, já deveria estar sendo feito desde sempre. Desde a matrícula do primeiro aluno com alguma questão em toda a sua existência escolar. Parece que estão se fazendo de mortas. Esperando que a lei “pegue”. Se negando a reconhecer que independente de qualquer lei, é apenas uma questão de humanidade. E humanidade é algo que não pode faltar quando pensamos em sociedade, não é mesmo? Se pensarmos em escolas então…! Estas trabalham formando seres humanos. Espera-se que com valores.

Então pessoal, vamos seguindo mais fortes em 2016. Caso a escola do seu filho não seja uma das que está cumprindo lindamente o protocolo, se organize, fale com os outros pais da escola. A parceria das famílias com as escolas é essencial para que esta escola que queremos possa existir. Vamos arregaçar as mangas e construir juntos esta escola de qualidade para todos. Uma sociedade inclusiva beneficia a todos. De verdade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s