image
Descrição da imagem: logo do dia internacional da síndrome de Down

Por Carla Codeço e Ciça Melo
Hoje, 21 de março, é o dia Internacional da Síndrome de Down.
A síndrome de Down faz parte da vida de muitas famílias. De uma maneira tão inteira e tão natural que este ano nós pensamos em não escrever nada nesta data. Porém, quando soubemos hoje que um menino de sete anos com síndrome de Down foi trancado no banheiro por seu colega. Pensamos que ainda é preciso celebrar uma data como essa. Até que a sociedade tenha informação o bastante para não ser preconceituosa. Para enxergar a pessoa em primeiro lugar e não a síndrome.
Temos que celebrar sim porque para muitas pessoas a síndrome de Down ainda é um bicho de sete cabeças. Para muitas pessoas a síndrome de Down ainda é um presente especial para alguns escolhidos. Para muitas pessoas a SD é um selo de pureza, amor e abraços infindáveis. Para muitas pessoas as pessoas com Down são dignas de pena. São anjos na terra, são pessoas sem maldade.
Escrevemos para registrar que as pessoas com Down são apenas pessoas. Com muito mais características herdadas de suas famílias do que do cromossomo extra. Cada um com seus encantos, cada uma com suas dificuldades. Porque ter Down faz parte da vida!
E ser covarde ainda é a realidade de muitos na nossa sociedade! Que possamos um dia não ter que escrever neste dia. Ou que este dia possa não existir. Entretanto, para isto, precisamos que atitudes covardes, como esta e tantas outras, não aconteçam mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s