IMG-20160617-WA0010
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: na foto, um grupo de cerca de 35 pessoas sorri e acena. Eles são participantes de encontro promovido pela Fundação Dorina Nowill

 

Por Ciça Melo.

SÃO PAULO. Vanessa é revisora, transcritora e consultora de acessibilidade no laboratório de acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Carlos trabalha em Parintins. Ele é professor de braille na região e tem que pegar rabetas para levar os livros em braille para os seus alunos nas comunidades ribeirinhas do Amazonas. Alice é uma carioca, perdida em Belo Horizonte. Lá trabalha na Associação Louis Braille. Está aprendendo libras e audiodescrição. No seu dia a dia é responsável por apoiar as pessoas cegas residentes no Lar das Cegas. Ricardo de Goiás participa de um projeto sobre empregabilidade da pessoa com deficiência. Lilian atua na Secretaria de Cultura de Vitória onde conseguiram estabelecer por exemplo, que em todos os editais haja o item “plano de acessibilidade cultural”. Assim, recentemente num show de rock, havia um intérprete de libras. Suedna conta a historia de Gabriel, que tem autismo e é cego. Gabriel chegou numa escola municipal no nordeste com muitas dificuldades. Entretanto, com o auxílio da sua professora e de um auxiliar específico hoje ele está sendo alfabetizado. Entre tanta gente que faz inclusão, lá estava eu, Ciça Melo, representando o Paratodos.

O que têm em comum estas histórias? Pessoas com muita garra que estão trabalhando nas suas regiões com objetivo de ampliar a inclusão e a leitura no nosso país. Alguns destes protagonistas são pessoas com deficiência; outros, não. Faz diferença? Não. Seja do Norte, seja do Sul, o que nos une é este objetivo comum: tornar o mundo possível para toda gente.

Todos nós com mais outras 73 pessoas das mais diversas cidades do Brasil participavam do I Encontro Nacional de Leitura Inclusiva – projeto apoiado pela Lei Rouanet – organizado pela Fundação Dorina Nowill. Organização que fomenta esta rede e nos proporcionou este encontro. Foram três dias de muitas trocas, aprendizado e oportunidades para ampliar nossas ideias.

O Paratodos agradece formalmente o convite e parabeniza a Fundação Dorina Nowill por mais este trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s