Por Ciça Melo

9/11/1989 – Queda do Muro de Berlim. Mundo inteiro comemora. Entendemos que estamos caminhando para uma humanidade melhor. Para um mundo para todos.

9/11/2016 – Um homem é eleito dizendo que irá construir um muro entre dois países.

Independentemente de ideais políticos, muitos estão se perguntando: e agora? O que isto significa?

donald_trump_august_19_2015_cropped
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: foto de Trump, que veste terno azul, blusa branca e gravata azul. Fundo azul..

Não sabemos. Ou sabemos. Em agosto deste ano, minha filha de apenas dez anos me perguntou se existiam pessoas como Hitler. Ela havia visitado um antigo campo de concentração e estava visivelmente abalada. Tomei coragem e disse a ela que “todos nós temos um pouco de Hitler”. Nossa conversa seguiu falando sobre preconceitos e como podemos fazer para evitar que machuquemos o outro. Ela logo falou sobre bullying e percebi que havia entendido o meu ponto.

Semanas depois, ao contar esta conversa para a minha prima, ela disse que discordava. Argumentou que Hitler era um psicopata. Ela me fez refletir. Porém, hoje vendo o resultado desta eleição, minha fala me pareceu ainda mais correta. Hitler não foi eleito, mas foi apoiado. Hitler não fez aquelas barbaridades sozinho. Será que todos que o apoiavam tinham transtornos?

E agora? Foram milhões de votos populares. Reforço aqui que não estou discutindo política. Não me importo (nesta reflexão) que Trump seja republicano ou democrata, de direita ou de esquerda. Nem vou me basear na questão do muro, que envolve uma ampla discussão sobre imigração. Muito menos na questão da aceitação de uma outra orientação sexual.

Entretanto, Donald Trump foi eleito presidente da maior potência mundial, onde se encontram as melhores universidades, as maiores empresas multinacionais e a maior concentração de líderes internacionais. Esteve em rede nacional, debochando de uma pessoa com deficiência. E agora? Não foi algo feito escondido (não que isto me deixaria mais confortável), foi dito na televisão. Que respeito posso esperar deste presidente?

E no seu primeiro discurso depois de eleito, ele diz “é hora de nos unirmos, eu serei o presidente de todos, mesmo dos que não me apoiaram”.  Que coerência posso esperar deste presidente?

Que respeito e coerência posso esperar deste mundo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s