Vamos mostrar para as crianças que o mundo dos livros vai muito além das fábulas e dos contos de fadas? Abaixo, uma lista de livros que vai ajudar na hora de abordar o tema com as crianças.

UM MUNDINHO PARA TODOS – Ingrid B. Bellinghausen, 24 págs., Ed. DCL

livro3Era uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem diferente do outro – uns viviam no norte e gostavam de andar descalços; outros no sul e adoravam tomar chocolate quente; alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda. E cada um deles tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz. Com texto impresso em Braille, esta obra é, também, destinada a leitores com visão subnormal e deficientes visuais.

 

DIFERENTE SOMOS TODOS
Carminha não quer mais estudar numa escola onde todos os alunos têm mais do que ela: roupas da moda, mochilas superbacanas… Carminha adora passear no parque com seu irmão Diogo, com síndrome de Down. Laura, umas das meninas mais populares da escola, também tem uma irmãzinha com Down. Juntas, elas vão descobrir um monte de coisas – e entender que ser diferente é legal.

 

“O PEQUENO REI ARTHUR”

livro4Arthur é uma criança como qualquer outra. Adora aprender coisas novas e fazer travessuras. Só é um pouco diferente porque nasceu com a Síndrome de Down. Aqui, ele nos mostra que as diferenças fazem parte de nossa vida e são elas que nos tornam especiais.

 

A ZEROPÉIA

Dona Centopéia caminhava com suas cem patinhas pela floresta, quando encontrou uma barata. Ágil e esperta, a barata ficou muito assustada com a grande quantidade de patas da Centopéia. Ela tinha apenas seis patas e podia correr subir em paredes, fugir das chineladas… Por que a Centopéia precisava de cem patas?

 

TUDO BEM SER DIFERENTE
‘Tudo bem ser diferente’ trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e trabalhando com assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas, preconceitos raciais.

 

NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉMlivro5

Regina Otero;Regina Rennó – Editora do Brasil

Que ninguém é igual a ninguém todo mundo já sabe. A novidade do texto é que ele mostra como é gostoso a gente ser o que é, sentir o que sente e viver como vive, apesar da opinião dos outros.

 

A TARTARUGA INFELIZ

Therezinha Casasanta – Editora do Brasil

A tartatuga Bilila sente-se infeliz, não gosta do seu casco duro, admira o pêlo macio do coelho Pulador e da cachorrinha Zelinda. Um dia, a chuva lhe mostra que seu casco tem vantagens e beleza. É um guarda-chuva natural!
BRENO, O ESQUENTADINHO – Barbosa,Mailza de Fátima – EDITORA DO BRASIL

Breno é um garotinho que ficava bravo por qualquer motivo – quando não achava um brinquedo, quando perdia no videogame ou, ainda, quando recebia uma bronca por algo que não havia feito.

 

POR QUE HELOÍSA? – Cristiana Soares

livro1O que é ser igual ao outro? O que é ser diferente? E ser as duas coisas ao mesmo tempo? Vivemos em uma cultura preparada para lidar com a diversidade? O que é ser feliz? Em Por que Heloísa?, a publicitária Cristiana Soares levanta essas e outras tantas questões e leva o leitor a repensar o desgastado conceito de deficiência. Este livro foi escrito a partir da história real de uma menina que tem paralisia cerebral e a despeito desse fato vivencia com bastante entusiasmo e bom humor situações que, à primeira vista, podem parecer amedrontadoras até para o mais corajoso dos seres humanos. Como fazer para modificar nossa forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e à existência humana, a fim de colaborar, na prática, para

 
LILÁS, UMA MENINA DIFERENTE – Mary E. whitcomb

Lilás é uma menina que foge ao estereótipo convencional de comportamento. O primeiro dia de aula de Lilás é diferente – ao invés de imitar os colegas, que presenteiam a professora com perfumes, lencinhos bordados e porta-joias, ela lhe oferece uma caixinha de papelão com sete pedrinhas, seu cadarço vermelho favorito e meio ovo de pardal. Enquanto as meninas brincam com bonecas de todos os tipos – as que choram, as que falam e as que fazem xixi -, ela se diverte com uma planta muito estranha. As esquisitices de Lilás fazem com que seus companheiros de sala se afastem dela. Eles simplesmente não a entendem. Ninguém a chama para brincar ou a acompanha até sua casa no fim da aula. Mas ela não se importa com os olhares atravessados que recebe.

 

 

livro-2RODRIGO ENXERGA TUDO – de Markiano Charan Filho – Nova Alexandria

Rodrigo não liga que falem que é cego, mas prefere que se refiram a ele como deficiente visual. Só não gosta mesmo quando o chamam de ceguinho. Agora, na nova escola, ele te, um grande amigo, o André. E as outras crianças da classe pouco a pouco vão percebendo que o Rodrigo, mesmo não enxergando como elas, também consegue ver as coisas do mundo. Mas de formas diferentes.Livro divertido e questionador, que apresenta para as crianças o tema da inclusão social e escolar dos portadores de deficiência visual.

 

ESTA É SÍLVIA  – de Jeanne Willis e Tony Ross

Sílvia se diverte, canta, cavalga, nada. Às vezes ela se zanga ou fica triste. Ela é boazinha, mas pode ser malcriada. Na verdade, Sílvia não é diferente de qualquer outra criança. Neste livro, os autores enfocam um tema que faz pensar na vida e nos valores.

AMIGO DO REI Ruth Rocha, Editora Ática.

No Brasil, no tempo da escravidão, brancos e negros não podiam ser amigos. Mas, para as crianças, quem mandava era o coração. E o escravo Matias era amigo de Ioiô, seu patrão. Brincavam e brigavam, indiferentes a qualquer lei, sem saber que, um dia, um deles ainda seria rei.

ORELHA DE LIMÃO – Katja Reider ; Angela Von Roehl

livro6Era uma vez uma pequena ovelha, igual a todas as outras. Só uma coisinha nela era diferente, uma de sua orelhas era amarelo-limão. Mas quanta diferença! Por conta desse pequeno detalhe, a cor de uma orelha, nada dava certo para a ovelha, e ela sofria muito. A autora pretende neste livro ilustrado abordar a questão das diferenças, porque pequenos detalhes que fazem sofrer podem gerar grandes transtornos.

 

APRENDENDO SOBRE AS DIFERENÇAS. Rodrigo Estramanho de

Almeida. Litle Books.

Em vinte e três páginas de versos livres ilustrados com os desenhos de Sérgio Rossi a criança poderá se divertir e ao Mêsmo tempo refletir sobre as diferenças individuais, passando pelas questões de etnia, corpo, gosto, gênero e afeto. Acompanha O Livro um encarte de atividades para colorir, recortar, colar e escrever.

 

ÁRVORE ZOOLÓGICA – Lalico Pimentão ( A). Elza Cesar  Salut. Editora Ática.

Lalico era um menino tão tímido que quase ninguém o notava. Até que desenhou a árvore zoológica para o concurso da escola.

 

A BOCA DO SAPO – Eliardo França e Mary França. Editora Ática.livro7

Todos acham que a boca do sapo é muito grande, menos para ele.

 

A BORBOLETA E A TARTARUGA – Liliana e Michele Iacocca –  Editora Ática

Para a borboleta, não há nada pior do que a vida da tartaruga, que fica o tempo todo parada. Já a tartaruga acha um horror a borboleta viver voando sem descanso. Será que as duas podem se entender?

 

CAMILA E SEUS AMIGOS – Nancy Delvaux e Aline Pétigny. Larousse  Júnior

Camila está curiosa. Por que ela é ‘bege’? Por que seu amigo é ‘marrom’? Por que o outro garoto tem os olhos puxados? Será que ela poderia ter um irmão diferente? Acompanhe as descobertas de Camila sobre as diferenças entre as pessoas. E veja como ela aprende que algumas crianças são adotadas.

 

CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS – Laura Jaffé e Laure Saint-Marc. Coleção FALA MENINO! Unicef.

Ética, tolerância, consumismo… Tudo isso também é assunto de criança. Nestes livros, histórias ligadas ao dia-a-dia, jogos-testes e informações criteriosas ajudam a criança a perceber que ela também faz parte da sociedade e tem um importante papel para cumprir.

 

JOÃO, PRESTE ATENÇÃO! – Autora: Patrícia Secco

João estava muito feliz. Ele havia passado de ano. E com notas boas! Com nove anos completos, João tem dificuldades de aprendizado. Foi só no meio do ano que uma psicóloga, amiga de sua mãe, começou a ajudá-lo. Ela conseguiu fazer com que todos compreendessem melhor as dificuldades de João.  O distúrbio que João apresenta, a dislexia, não impede que ele tenha uma vida escolar normal, apenas requer atenção especial, amizade e apoio dos pais e professores.

 

livro12
UM AMIGO DIFERENTE
 – 
Claudia Werneck – Ed. WVA

Um menino que não entende bem por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações tão delicadas

 

MEU AMIGO DOWN NA RUA

MEU AMIGO DOWN NA ESCOLA

MEU AMIGO DOWN EM CASA – Claudia Werneck, 24 págs. cada um, Ed. WVA

Síndrome de Down é o tema desta coleção. Em um dos enredos, um menino passa por vários questionamentos ao observar a rotina de seu vizinho esquisito. Vencendo a timidez e o preconceito, inclusive dos pais, ele conclui que seu amigo Down é apenas diferente.


livro8FLICTS, Ziraldo, 48 págs., Ed. Melhoramentos

 O autor trata o tema da diversidade com muito colorido. Literalmente. No lugar de crianças, ele conta a história de Flicts, uma cor rara e triste, que se sente excluída, feia e aflita por não existir no mundo nada que seja como ela. Um dia resolve sumir, e o destino de Flicts é uma singela surpresa.

NA MINHA ESCOLA TODO MUNDO É IGUAL
 – Rossana Ramos, 20 págs., Ed. Cortez
Versos e rimas descrevem uma escola onde todos são iguais mesmo sendo diferentes. “Lá na minha escola/ninguém é diferente/cada um tem seu jeito/o que importa é ir pra frente”.

 

DESENHO MUDO Gustavo Bernardo. Atual Editora.

Nina não falava, mas revelava em seus desenhos uma assombrosa percepção do mundo. Um crime chocante a coloca em contato com um tenente da polícia, encarregado de resolver o caso. Ele também era uma pessoa especial que via cada investigação mais como um meio de fazer descobertas sobre a alma humana do que como um procedimento para identificar os culpados. Entre os dois se estabelece um diálogo inusitado, que sugere o quanto estamos limitados a rótulos nos nossos relacionamentos e tentativas de compreender a vida.

 

DIFERENTES. Liana Leão. Editora Elementar.

Desde criança, aprendem-se os conceitos mais variados: cores, gostos, pessoas, certo, errado. Junto com eles, vêm também os preconceitos, que nos levam a esquecer de que a vida é feita de muitas cores, vários gostos, diversas pessoas, que todos têm ideias variadas e que o mundo seria muito triste se tudo fosse igual.

 

DIVERSIDADE – Tatiana Belinky. Quinteto Editorial.

Os versos da autora mostram que não basta só reconhecer que as pessoas são diferentes. É preciso respeitar as diferenças, seja no aspecto físico, no comportamento ou na personalidade. Essa diversidade está na cor da pele, na textura do cabelo, nos humores ou temperamento, fatores que não tornam as pessoas melhores ou piores. Mas diferentes, como todos os seres humanos.

 

DRAGRINHO – DIFERENTE DE TODOS, PARECIDO COM NINGUÉM – Cláudio  Galperin. Editora Ática.

Draguinho não consegue soltar fogo pela boca nem pelo nariz – só água! Cansado das gozações dos colegas, foge de casa em busca de outros dragões como ele. Na floresta, porém, vai tomando contato com as vantagens de ser diferente…

 

O MENINO QUE TINHA RABO DE CACHORRO Malivro11urício Veneza,  Editora do Brasil.
O Menino que Tinha Rabo de Cachorro é uma história de ser diferente, ver diferente, sonhar diferente… e respeitar o diferente.

 

ÍMPAR, Marcelo Carneiro da Cunha. Editora Projeto.

Um menino perde um braço num acidente de carro e passa a conviver com outras pessoas com problemas físicos. Eles formam a ‘galera ímpar’. Com uma linguagem super sintonizada com o universo da galera teen, Marcelo Carneiro da Cunha emociona e capta a atenção dos leitores de todas as idades.

 

MÃOS DE VENTO E OLHOS DE DENTRO – Lô Gallasso. Ed. Scipione.

Tico adora olhar, com sua amiga Lia, as figuras que as nuvens formam. Quando descobre que a menina é cega, ele passa a modelar a forma das nuvens em argila.

Esquisita como eu. Martha Medeiros. Editora Projeto.

 

A FELICIDADE DAS BORBOLETAS – Patrícia Secco – Editora  Melhoramentos.

Marcela é uma garota especial. Ela tem nove anos de idade e vai se apresentar como bailarina pela primeira vez. Está ansiosa, mas se sente segura, pois, mesmo sem enxergar, conseguiu desenvolver várias habilidades, como dançar, andar de bicicleta, nadar. Graças ao carinho e à atenção de todos, sente-se aceita e autoconfiante.

livro10
O FUNIL ENCANTADO
 
(O). Jonas Ribeiro. Editora Dimensão.

Quando as pessoas não eram coloridas, os povos viviam isolados. Depoi
s, foi brotando uma poesia de ternura no coração das pessoas. E elas aprenderam que era preciso amar o sonho do outro para o sonho existir.

 

O MENINO QUE VIA COM AS MÃOS – Alexandre Azevedo – Ed. Paulinas

Esta é a história de Juquinha, um menino lindo e sensível, que só é capaz de ver o mundo a sua volta através do toque de sua mãos.

O MENINO E A FOCA – Michael Foreman – Ed. Ática

Um menino e seu avô vêem uma foquinha nascer nas rochas, e a partir desse dia surge uma ligação muito especial entre eles. Uma forte amizade, que dá muita alegria ao menino e marca momentos importantes da sua vida. Com sutileza e poesia, o autor põe no cetro desta história um garoto com necessidades especiais. E mostra algo óbvio, mas que às vezes é esquecido – a vida das pessoas que dependem de objetos como muletas e cadeiras de rodas não é feita apenas de restrições. Ela também é rica em experiências e emoções como a de todos os outros.

CRIANÇA GENIAL – Autora: Cláudia Cotes – Editora: Paulinaslivro9

A obra chama a atenção para a biodiversidade do planeta como a maior evidência da importância de se aprender a conviver e a valorizar a diferença entre os seres humanos.
COCORICÓ: UM AMIGO ESPECIAL

1a Edição 2006 / Walkíria de Felice (Melhoramentos)

Sinopse
A turminha da Fazenda Cocoricó vai conhecer, nesta história, Mauro, um amigo de Júlio que precisa da ajuda de uma bengala para caminhar. Júlio também usa uma caneta e um caderno bem diferentes para escrever. Nesta edição Júlio e seus amigos vão descobrir que, mesmo sem enxergar, as pessoas podem ler, escrever, contar histórias e brincar de coisas muito divertidas. Uma bonita história sobre harmonia na convivência entre diferentes e as relações que se formam a partir da tolerância e da boa vontade.

livro13COLEÇÃO: CIRANDA DAS DIFERENÇAS

Esta obra contém 10 livros + 10 CD-Rom:

*UMA TARTARUGA A MIL POR HORA: Conta a história de uma tartaruga diferente, que aos invés de fazer tudo devagar como as outras, fazia tudo muito rápido, parecendo que tinha rodinhas nos pés. Como resolver toda esta agitação?

*A ESCOLA DA TIA MARISTELA: Conta a história de uma escola pra ensinar golfinhos a participarem de espetáculos aquáticos. Certo dia, recebe uma nova aluna que não aprendia como os outros. Será que Sofia iria desistir de seus sonhos?

*A FAMÍLIA SOL, LÁ, SI…: Este é um livro que conta a história de uma família de elefantes roqueiros, porém um de seus integrantes, Nando, nasce com uma deficiência. Será que arrumarão um jeito de incluir o elefantinho nesta banda?

*NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS: Trata da história de uma girafa que não tinha a mesma altura que as outras, mas mesmo assim, tinha o sonho de ser uma jogadora de basquete. Será que ela vai arrumar uma forma de participar do tão esperado campeonato da escola?

*O CHARME DE TUCA: Conta a história de um coelho que descobre que a razão de suas notas baixas era devido ao seu problema visual. Será que depois de solucionado esse problema suas notas irão melhorar?

*DOGNALDO E SUA NOVA SITUAÇÃO: Conta a história de um cachorro que sofre um acidente e fica numa cadeira de rodas. Como será que ele e sua família vão lidar com essa nova situação?

*UMA FORMIGA ESPECIAL: Conta a história de Danilo, uma formiga que nasce cega. Danilo tinha muita vontade de ajudar no sustento do formigueiro, mas como será que ele e sua família vão conseguir enfrentar essa dificuldade?

*UMA AMIGA DIFERENTE: Conta a história de um zangão filhote que conhece uma abelha diferente das outras e descobre neste contato uma amizade para toda a vida.

*O CANTO DE BENTO: Conta a história de um maestro bem-te-vi que tinha o sonho de ter um filho que continuasse seu trabalho na jabuticabeira. As coisas vão ter que ser adaptadas quando descobrem que Bento, o filho do maestro, não sabia cantar como os outros pássaros.

*O PROBLEMA DA CENTOPÉIA ZILÁ: Conta a história de uma centopéia que tinha uma de suas perninhas mais curta que as outras. Quando resolve diminuir a diferença entre suas pernas recebe uma grande surpresa da vida.

Acompanha CDs com histórias contada em LIBRAS (para surdos) caracteres ampliados(para baixa visão) e livro narrado (para cegos)

Acabamento : Brochura
Faixa Etária : De 03 a 10 anos
Edição : 1 / 2008
Idioma : Português
País de Origem : Brasil

Conheça a coleção no site: http://www.cirandadainclusao.com.br/

 

4 comentários em “Livros que tocam nas diferenças

  1. Gostaria de compartilhar um livro, importante para nós, aqui em casa, na infância, antes de qq busca de diagnóstico.
    O jeitinho um pouquinho diferente, o cabelinho um pouco mais crespinho e sempre despenteado, outras vontades, outras importâncias, outros entendimentos.
    “A MENINA SEM JEITO” de Sonia Robatto, desenhos de Mariana Massarani.
    Sendo iniciante nos assuntos deste grupo, qq comentário será bem-vindo.

    Curtir

  2. Gostaria de indicar um livro, importante aqui em casa, na infância, mesmo antes de qq busca de diagnóstico.
    O jeitinho um pouquinho diferente, o cabelo um pouquinho mais crespinho e sempre despenteado, outras importâncias, outras vontades.
    “A MENINA SEM JEITO”, de Sonia Robatto, desenhos de Mariana Massarani.
    Sendo iniciante nos assuntos deste grupo, qq comentário será bem-vindo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s