O Paratodos, com patrocínio da LECCA Investimentos e apoio dos Institutos Alana, Mara Gabrilli e Rodrigo Mendes, lança o Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar 2017, que visa a premiar experiências pedagógicas inclusivas que foram desenvolvidas por professores de instituições de ensino regular. O objetivo do prêmio é reconhecer, mas também estimular e disseminar, ações inclusivas em todos os segmentos da educação. Nesta segunda edição, podem participar professores da rede pública e da rede particular da Educação Infantil ao Ensino Superior. No ano anterior, os trabalhos aceitos ficavam restritos da educação infantil ao ensino médio. Em breve, o regulamento da premiação será divulgado no site do Paratodos. Clique aqui para saber mais sobre a primeira premiação do Paratodos.

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DESCRIÇÃO DA IMAGEM: na foto, um professor (homem negro, de barba, vestido de calça social creme e camisa social quadriculada azul e branca) está à frente da turma em sala de aula, com quadro ao fundo. Os alunos parecem que pedem a voz levantando um dos braços. Ele sorri para os alunos.

De outubro a dezembro de 2017, professores de todo o Brasil poderão inscrever sua experiência pedagógica referente aos anos letivos de 2016 e 2017. É importante destacar que caberá ao professor de turma apresentar a experiência realizada em sala, observando o que aplicou com a turma toda e como desenvolveu a atividade com o aluno em situação de inclusão. Também precisarão ser informados, além da forma como foi executada a atividade, os resultados práticos da experiência, como o alcance dos objetivos de aprendizagem ou meta individual. Também será preciso relatar o impacto socioemocional na turma e no corpo docente. A seleção das experiências vai considerar também objetividade do relato da experiência; consistência pedagógica e conceitual, sucesso escolar dos alunos envolvidos, contextualização da escola e potencial de aplicação da experiência em outras realidades educacionais. Também serão levados em conta esforço incomum, determinação, isenção, perseverança, ética e respeito à diversidade.

Além do vencedor do Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar 2017, que receberá um tablet, os melhores relatos serão divulgados no Diversa – plataforma, do Instituto Rodrigo Mendes, de troca de experiências e construção de conhecimento sobre educação inclusiva. As escolas ou faculdades nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas como finalistas serão premiadas com placas comemorativas. A divulgação oficial do resultado, com data ainda a ser definida, acontecerá em maio de 2018.

Ainda que a triagem dos trabalhos recebidos seja feita pelo Paratodos, cabe a um júri convidado avaliar as melhores experiências em inclusão. O júri é formado por especialistas em educação inclusiva:

Fazem parte do júri:

MARIA TERESA ÉGLER MANTOAN. Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, professora assistente da Universidade Estadual de Campinas. Dedica-
se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão, ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino. Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educacional no Grau de Cavaleiro – Reconhecimento a contribuição à Educação no Brasil.

MARÍLIA COSTA DIAS. Pedagoga pela UFRGS, mestre e doutoranda em Educação pela FEUSP. Foi Coordenadora dos Programas de Pós-graduação e Educação Continuada no Instituto Singularidades e coordenadora e professora da especialização em Educação Inclusiva no Instituto Vera Cruz. Assumiu cargos de gestão na APAE de São Paulo e na Fundação Projeto Travessia. Realizou consultoria para MEC, Secretarias de Educação municipal, escolas particulares, ONGs e editoras. É coordenadora pedagógica na Comunidade Educativa CEDAC e professora no curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz.

MARTA ALMEIDA GIL. Consultora na área de Inclusão, Coordenadora do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas (www.amankay.org.br), responsável pela  elaboração da Metodologia SESI SENAI de Gestão da
Inclusão,  pesquisadora; conteudista de EAD e vídeos; e colunista da Revista Reação. Autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP” e organizadora do livro “Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso ?”.

A divulgação oficial do resultado acontecerá em maio de 2018.

Participe, divulgue o Prêmio  e vamos pensar juntos numa educação cada vez mais #paratodos.

 

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