image1 (3)
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: a foto traz Alessandra Buosi (mulher branca, de cabelos loiros encaracolados e presos, usa vestido preto com detalhe em laranja) dando aula, usando um microfone para ler as informações que constam na tela de sua apresentação. Na projeção do slide num quadro branco, pode se ler o seguinte: “Comunicação e seus instrumentos (PODD – Noções básicas e experiências). Alessandra G. Buosi (CRFa 2 – 8.246) / Fonoaudióloga da Clarear / Mestre em Ciências da Saúde / Formadora PODD – Brasil

O Paratodos reuniu no sábado, 5 de maio, profissionais interessados em conhecer uma metodologia de comunicação alternativa voltada para pessoas com dificuldade de comunicação. Entre os profissionais havia fonoaudiólogos, psicólogos, médicos e educadores. Sim, temos visto cada vez mais professores envolvidos no processo de inclusão. No grupo também havia vários familiares.

“Levar a possibilidade de se comunicar para uma pessoa é algo maravilhoso.”, disse Flavia Parente, do Movimento Paratodos.

image2 (1)
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: a foto mostra as alunas sentadas durante o curso

A metodologia apresentada se chama PODD (Pragmatic Organization Dynamic Display), tradução oficial Pranchas Dinâmicas com Organização Pragmática, e foi desenvolvida nos anos 1990 por Gayle Porter, uma fonoaudióloga australiana. Tem sido aplicada pelo mundo todo com resultados fantásticos.

Alessandra Buosi é de São Paulo e é uma das poucas fonoaudiólogas que representa o método no Brasil.

“Este método é adequado para todos que têm necessidade complexa de comunicação. Embora eu tenha iniciado o uso com crianças com paralisia cerebral, hoje tenho ficado encantada com resultados com crianças com autismo” – disse a especialista.

 

podd.

3 comentários em “Comunicação alternativa

  1. Você toca o coração de quem acompanha, ainda, que de longe, esse movimento. Fico encantada com seus projetos! Admiro seu compromisso com a inclusão!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s