Por Flavia Parente

adventure-ball-shaped-blur-346885
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: a foto mostra uma mão segurando uma bola do planeta Terra. No fundo, uma paisagem de montanhas. CRÉDITO: Porapak Apichodilok/PEXELS

Outro dia, terminei um texto dizendo que me importo com negros, índios, moradores de comunidade, usuários de serviços públicos, pessoas com deficiência, mesmo não fazendo parte de qualquer destes grupos… Terminei concluindo que tudo o que é humano me interessa…

Essa frase, que não é minha, mas de Terêncio, ficou martelando na minha cabeça. Ok, eu me importo com o que é humano, mas e os animais, as florestas, os rios? As onças pintadas estão em extinção, assim como os rinocerontes brancos… Os ursos polares estão ficando ilhados por causa do aquecimento global e consequente degelo…  A foca ficou presa nas embalagens plásticas de engradados de refrigerantes.

Eu cuido do meio ambiente, faço coleta coletiva e jogo meu lixo no lugar correto. Por que me interessaria em saber para onde o lixo será levado, onde ele será “jogado fora”? Ora, porque, simplesmente, não existe o tal “fora” – estamos todos juntos neste planeta azulzinho!

Ah, existe um monte de satélites, restos de foguetes e sondas desativadas orbitando no espaço….

Olho para um lado, olho pro outro e penso: “ih, ferrou… tá na hora de parar de olhar para o meu próprio umbigo!”.  A conclusão não poderia ser outra: estamos todos juntos! Ou, pelo menos, deveríamos….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s